+ 55 11 3675 5090
+ 55 11 9139 8141
 
ENTREVISTA  Hélio Ziskind - parte I
  20/08/2010
  Equipe da Tecnologia Musical




 
 Helio Ziskind - musico, produtor, autor de jingles e trilhas especiais (entre eles o CD de "O som e o sentido", livro de Jose Miguel Wisnik, CD´s guia de áudio  para exposições da Bienal, trilha de Nijinsky, Krajcberg ), Turma do Cocoricó, CD´s solo, Participante do Grupo Rumo, e um dos pioneiros na utilização de Synts e Samplers no Brasil, enfim, fica dificll para a gente definir e enumerar todos os projetos do Helio.......Por isso decidimos dividir a entrevista em duas partes, sendo esta a primeira.
 
 
1) voce recentemente mudou seu setup de gravação de um
pt hd 2 + 96 com g5 para um mac pro com rosetta 800.
quais as diferenças que percebeu sonoramente?
e operacionalmente?


Sonoramente melhorou muito. O pt tinha lá uma falta de definiçao dos médios-graves. A Rosetta é bem mais transparente. For a isso sempre tive raiva de ter que atualizar o Pro tools apenas para ter o novo DAE. A Digidesign escraviza os usuários com os upgrades. O sistema agora roda melhor.


2)  voce usa Genelec 1031 em seu estudio, ha muitos anos.
continua satisfeito com esta monitoração?


Muito satisfeito. Depois da mudança pra Rosetta mais ainda.

3) Como usuario de logic desde que se chamava "notator" e "creator", como voce ve a evolução dele desde a V 7 até a 8 e a 9 ? tanto da parte operacional quanto a dos instrumentos virtuais?

O programa evoluiu muito. O flextime é uma evolução tremenda. Ainda há muitas questões pendentes, sobretudo com a informação de tempo dentro do arquivo de áudio. Estou insatisfeito com o atraso na monitoração que obriga um manuseio meio empírico da memória do buffer. No entanto, o manuseio dos folders, a integração com as partituras e a automatização dos parametros dos plugins é muito boa. Jamais pensei em trocar de programa.


4) na gravação de voz, sempre tão presente e importante em seus trabalhos, qual o seu microfone favorito ? voce usa compressores valvulados?

Sempre trabalhei com AKG 414 e agora us um Neumann. Tenho usado um pré da Milennia e gostei bastante. Não uso compressores externos. Me encantei com o Pure Compressor da Flux. Uso muit os plugins Oxford. São ótimos.

5) quais os trabalhos que voce tem feito recentemente (de 2008 para cá)  e quais foram os mais interessantes?

Fiz um cd cantando a história do São Paulo Futebol Clube. Demorei mais de 2 aos pra comcluir. Foi um trabalho que me transformu muito. Fiz também dois áudio-guias para cegos, um para a Pinacoteca do Estado e outro para o Museu do Futebol. Adoro trabalhar para Museus, fazer coisas públicas. Estes trabalhos envolverm uma produção sonora intensa, fiz os textos, as narrações as trilhas e o desenho sonoro. Não sei se há trabalhos como esses em outra parte do mundo. Estou também finalizando um cd novo para crianças. Chama-se o Elefante e Joaninha. Estou bastante envolvido.

Fiz também um trabalho com a cantora Fortuna. Compus 10 cancões a partir de poemas da Ruth Rocha. Criei as meldias, os arranjos de base e vocais para coro infantil. Me deu muita alegria porque as crianças gostaram de cantar. Me sinto contente com o ponto em que cheuei em termos de composição e sonoridade.


6) Entre trilhas especiais, musica para um documentarios do Krajcberg, guias para exposições (acho que bienal ??) qual dos trabalhas nos ultimos 10 anos que voce mais gostou de fazer ?


Fiz a trilha para um projeto instrumental, um montagem adaptada do balé Petrushka, do Stravinsky. O espetáculo foi feito num Céu, coreografado pela Célia Gouveia. Uma trilha instrumental composta depois que a dança já estava pronta. O resultado ficou forte e tive a alegria de viver uma situacão em que jovens de periferia não apenas entenderam o que fiz, como se integraram trazendo contribuições musicais sinceras. Foi de encher os olhos.

 
 

 

 

 








Tecnologia Musical
Produtos (marcas)
Produtos usados
Promos
Upgrades e crossgrades
Tec News
Entrevistas
Cadastro
Contato

HOME | Tecnologia Musical | Produtos (marcas) | Produtos usados | Promos | Upgrades e crossgrades | Tec News | Cadastro | Contato |
site