+ 55 11 3675 5090
+ 55 11 9139 8141
 
ENTREVISTA  VoxMundi - Valvênio Martins
  20/02/2008
  Equipe da Tecnologia Musical




 

A VoxMundi foi criada em 1999 por Valvênio Martins e Armando Torres Jr, e foi pioneira no mercado de versões ao trabalhar com tecnologia 100% digital em todas as etapas - da captação de voz à mixagem - sendo uma das primeiras a utilizar o Pro Tools em todas as etapas.

Entre seus clientes, estão os Canais Discovery Digitais e em HD, a BBC , 02 Filmes – Séries para TV (Som & Fúria, Filhos do Carnaval, Cidade dos Homens, Novo Século Americano, Reis e Ratos, Antonia) Gullane Filmes – Filmes e documentários para TV (Alice, Viajo Porque Preciso...) e a TV Pingüim – Animação para TV (Peixonauta, Gemini 8)


 1) Quais os serviços que a Vox Mundi presta atualmente ?

A Vox trabalha com versões de documentários, animações, filmes, seriados/novelas, magazines e comerciais. Presta serviços de tradução e adaptação de textos, escolha de elenco, dublagem, direção de voz, mixagem, recriação de efeitos sonoros,  legendagem, mixagem 5.1 Dolby Digital, autoração de DVDs, recriação de gráficos e lettering em sistema digital ou HD.

2) Voce foi um dos precursores do uso de Pro Tools em dublagem em SP Quando voce começou a utilizar o Pro Tools em dublagem, e qual era a a versão do PT ?

Começamos a utilizar o Pro Tools em 1999. A versão era PT 4.3 em um Power Mac 9600 e outro Power Mac 7200.

3) Qual o impacto do uso de PT no processo de dublagem? Como tecnicos edubladores reagiram na época?

Foi uma transição complicada, tivemos que nos readaptar e treinar os técnicos. Todos estavam acostumados a gravar em DA, sem a possibilidade de edição, de adiantar ou retroceder. Tínhamos um limite máximo de 8 canais e, com o Pro Tools, passamos a ter 32 canais.

Ainda não utilizávamos o vídeodigital, pois não era estável o sistema de vídeo do Pro Tools. Então, trabalhávamos com o play back de vídeo em uma Sony Betacam 1800 ou 1600.

O maior impacto no processo de dublagem foi a agilidade do processo, poderfazer dobras, usar um canal para cada personagem. Nisso o Pro Tools foi revolucionário.

4) Quais os recursos, naquela época, mais utilizados pelo PT (lembre se de não havia sequer plug ins......a não ser os do sound designer. o primeiro eles, o Q 10, apareceu muito mais tarde).

Começamos com o PT 4.3. Já havia os plug-ins básicos. Usávamos o Time compression expander - ainda com problemas de sync e o Serato  Pitch'n time - para corrigir afinação e tom de vozes e músicas em desenhos animados.

5) Do sync em fita para a digitalização de imagens, quanto tempo se passou?

Para que adotássemos a digitalização como padrão, aproximadamente 5 anos.

6) Quais outros recusros do Pro Tools voce utiliza hoje em dia ?

Continuamos a utilizar o Time Compression Expander, que já não tem mais problemas de sync, o Gain e às vezes o equalizador 7-Band-EQ3

7) A Vox ja faz mixagens em 5.1 ?

Sim, já trabalhos com mixagem 5.1. Fizemos alguns longas e curtas-metragens, além de desenhos animados, como Som & Fúria e a série Peixonauta.

8) Com quantos estudio trabalham, e quais do diferenciais da VoxMundi atualmente?

Hoje, a VoxMundi conta com 3  estúdios de captação de voz, 2 salas de mixagem estéreo para TV, 1 sala para produção de M&E (foley) e 1 sala especial para projetos de TV ou Cinema no formato 5.1 Dolby Surround, e é uma das poucas empresas a fornecer trabalhos acabados, mixados em 5.1 com codificação Dolby-E e AC-3 masterizados em Beta Digital ou HDCAM.


9) Qual equipamento voce considera como sendo o ideal para dublagem e mix,
em termos de PT (HD 1, 2 , 3 ?): voce utilizam interfaces 96 ou 192?


No estúdio de mixagem 5.1 usamos o HD3 e interface 192, pois precisamos de muitos canais digitais para insert de equipamentos externos, como o Dolby LM-100. Nos outros estúdios, usamos a interface 96. Para gravação, usamos a Digi 002 ou 003.
 








Tecnologia Musical
Produtos (marcas)
Produtos usados
Promos
Upgrades e crossgrades
Tec News
Entrevistas
Cadastro
Contato

HOME | Tecnologia Musical | Produtos (marcas) | Produtos usados | Promos | Upgrades e crossgrades | Tec News | Cadastro | Contato |
site