+ 55 11 3675 5090
+ 55 11 9139 8141
 
 NotíciasArtigos

 Duvidas sobre o PT HD, HD Native e Software Pro Tools 10/11

Duvidas sobre Pro Tools HD X e Pro Tools 10 e PT HD X 11


Hardware:

- Qual a capacidade de DSP do novo sistema?  Existe ainda processamento rtas, além daquele em tempo real ?

A capacidade de DSP uma placa HDX é equivalente a cerca de 5x à de um PT HD 1. A Placa HDX tem o dobro de circuitos de dsp, rodando em velocidade maior. Enquanto num sistema PT HD ao abrir canais voce consome dsp, agora, independente de quantos canais sejam abertos, não é consumida mais dsp para as (256) vozes por placa.

O dsp do novo sistema é em tempo real, mas num formato diferente  - AAX - e continua a existir a possibilidade de rodar plug ins em modo nativo, pela cpu, com a diferença de que tanto plug ins AAX quando os nativos agora tem o mesmo algoritmo e mesma qualidade.

Existe a possibilidade de se abrir mais de um Audiosuite ao mesmo tempo. Abrir canais, auxiliares, etc não consome mais dsp no sistema novo.

 

- O novo formato de plug ins (AAX) é compativel com o antigo TDM? No software Pro Tools HDX 10/11, já vem plug ins no novo formato ? O que acontece com os antigos Plug ins TDM ?

- O formato AAX não é compativel com o formato TDM; os plug ins que vem no software PT 10 e 11 ja vem re-escritos no novo formato (são cerca de 70, entre plug ins, processadores e instrumentos vi rtuais). Plug ins de outros fabricantes, deverão ser re-escritos para o novo formato. Muitos fabricantes já lançaram as versões AAX para seus plug-ins TDM.

Software:

- É possivel trabalhar com o Software PT 10/11 nos sistemas PT HD PCIE ? Quais as principais mudanças no Software ?

Software PT HD 10: SIM.

Continua a funcionar nos sistemas PT HD (somente PCIE, em Mac Intel), lendo plug ins TDM, e com vários novos recursos - automação de ganho diretamente na waveform, fade in/outs executados em tempo real, maior compatibilidade com Control V2 e MC Mix, gravação em Ram cache, e Channel Strip da Euphonix System 5 (somente versão AAX). Passa também a trabalhar em rede.

Software PT HD X 11: NÃO.

Sistemas PT HD1/2/3 não são mais compativeis com o PT HDX 11. Por isso, o programa especial de upgrade, por tempo limitado.

 

- O que o processamento flutuante de 32 bits muda ?

O processamento de 32 bits flutuante  permite maior resolução sonora e Headroom. Portanto o Software PT 10  desta vez altera também a qualidade do áudio.O software PT HDX 11 funciona em 64 bits - dai a incompatibilidade dos antigos sistemas PT HD 1/2/3.

 

- Como funciona o upgrade de software para quem trabalha com  versões anteriores de PT HD ? Quem tem direito a atualização "free" ?

Existem 2 possibilidade de upgrade, cada qual com custo diferenciado: 

- para quem tem PT HD 1/2/3, pode fazer upgrade para no maximo PT HD 10

- para quem tem PT HDX e Native, existe opção (com preços diferenciados) para o PT 8,  PT HD 9, e PT HD 10.

- O que é Ram Cache ? De que forma muda o funcionamento do Software Pro Tools ?

Ram Cache é a quantidade de memória ram que voce destina para o Pro Tools carregar áudio na memória ram, ao invés de abrir a sessão no HD e gravar tudo direto em HD - é como um "buffer" de memória. Isso permite maior rapidez na abertura de sessões, e  a possibilidade de abrir sessões até de um... pen drive. Para isso, claro, é aconselhavel ter uma quantidade maior de ram em sua cpu - o quanto de ram é reservado para o áudio do Pro Tools é decidido pelo usuário. Há medidores que indicam o quanto voce esta usando de ram cache, DSP, cpu etc.

 

- Qual a versão de software que o PT HD Native pode utilizar ?

O sistema  PT HD Nativenovo ira utilizar a versão PT HD 11. Porém PT HD 8/9/10 ainda são aceitos.

IMPORTANTE: os sistemas novos virão com as versões PT HD 10 e PT HDX 11.

- As interfaces 96, 96i e 192 funcionam no sistema PT 10/11 ?

- Sim, pode-se utilizar esta interfaces, inclusive em conjunto com as interfaces novas da série HD. 

Informações sobre upgrades, preços e pedidos:

jpoulsen@quanta.com.br | 11 3675 5090 | 11 9139 8141
 


 



publicado em: 01/02/2012
 

 voltar


Tecnologia Musical
Produtos (marcas)
Produtos usados
Promos
Upgrades e crossgrades
Tec News
Entrevistas
Cadastro
Contato

HOME | Tecnologia Musical | Produtos (marcas) | Produtos usados | Promos | Upgrades e crossgrades | Tec News | Cadastro | Contato |
site